Aeromodelismo e Horta Pedagógica - Atividades do CATL 2,3 Avelar (COJ)

11-07-2013 19:19

Aeromodelismo no COJ

    O COJ Avelar realizou no passado dia 05 de Julho um workshop de aeromodelismo. Nesta atividade tivemos como parceiro a Aeromarujo, um blog de aficionados neste desporto, que esteve aqui representado pelo sr. Paulo Santos, sargento da Marinha de Guerra portuguesa.

    O período da manhã foi preenchido com uma breve introdução teórica sobre o funcionamento dos aviões, como e porque voam. De seguida, a componente prática, com os participantes a contruirem um “mosquito”, ou seja, um pequeno avião feito com balsa, cartolina e plasticina.

    Após o almoço, período em que os “mosquitos” secaram, seguiram-se os testes de voo, tendo cada um testado o seu avião.

    Em exposição estiveram alguns modelos de aviões e helicópeteros telecomandados, não só do nosso convidado, mas também do aluno Pedro Jorge do 8ºD. Para fechar este dia, estava previsto experimentarmos a adrenalina deste desporto, pilotando um avião telecomandado. Contudo, após diversas tentativas em colocar o avião no ar, tivemos que cancelar este batismo de voo devido a alguns problemas técnicos, ficando esta experiência adiada para uma próxima oportunidade, na pista de aeromodelismo de Pombal.

    Para que tivéssemos ter uma ideia da velocidade e da forma como estes aviões voam e são pilotados, visualizamos alguns vídeos realizados pelo nosso convidado.

    Foi um dia diferente e muito divertido, esperando que todos tenham gostado.

.................................:::..................................................................:::.................................

Horta Pedagógica

    O COJ Avelar associou-se uma vez mais ao projeto Horta Pedagógica. Este ano devido às condições climatéricas adversas, iniciámos as plantações mais tarde que o previsto. Apesar disso, no espaço dedicado à agricultura 

biológica temos cebolo, alho francês, beterraba, chalotas, morangos, framboesas, entre outras espécies. Há também um espaço destinado às ervas aromáticas, uma parceria com a Associação de Pais de Avelar e Chão de Couce, que promove o projeto “Plantas que cheiram e curam”.

    Nas férias de verão, um pequeno grupo de agricultores, dedicou um dia à agricultura, aproveitando para fazer uma pequena limpeza às áreas plantadas, regando as plantações e arrancando algumas ervas.

    Esta atividade pretende mostrar aos nossos alunos o processo de cultivo e crescimento de alguns alimentos que consumimos diariamente e que muitos, apesar de viverem em zonas rurais, desconhecem por completo.

CATL 2,3 Avelar (COJ)

 

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.