Palestra sobre Fotografia e Encontros com artes

04-06-2014 11:11

    As atividades comemorativas dos 15 anos do Clube de Fotografia contaram no dia 4 de junho com a presença do Sr. Mário Roque, Encarregado de Educação, que veio à Escola “Conversar sobre “FOTO GRAFIA”, que significa “Pintar com a Luz”. Apesar de uma plateia pouco numerosa, mas interessada no tema sempre atual da Fotografia, o Sr. Mário Roque conseguiu cativar os presentes, passando a mensagem inicial que fotografias existem muitas, contudo, para que uma fotografia nos cative, “prenda” quem a vê, existem poucas. Deu o exemplo de fotógrafos profissionais que, para tirarem “a fotografia da capa de uma revista”, mandam muitas para o lixo, centenas delas….

     O Sr. Mário Roque considera, ainda, necessário existir algum equipamento, sendo o principal a pessoa que está por trás da máquina, a sua sensibilidade, a sua capacidade de observação da realidade. Claro que a máquina e as lentes são importantes, mas não decisivas. Deu vários exemplos, com fotografias suas de muita qualidade e referiu o fotojornalista Henri Cartier Bresson, um dos grandes mestres da fotografia do século XX, que falava do momento fulcral da fotografia, o instante em que se tira a fotografia, o chamado “momento decisivo”, o momento certo para se disparar o obturador, nem antes, nem depois. Assim, consegue-se ser criativo em fotografia. A este propósito, lembro uma fotografia que tirou em Pombal a uma barbearia a “cair de velha”. Voltou lá mais tarde e já não encontrou o barbeiro, mas uma casa abandonada e degradada. Podem ver muitas fotografias do Sr. Mário Roque em https://olhares.sapo.pt/mjgr

    Neste momento o seu tema preferido é o retrato a preto e branco, mas encontram-

se lá, acima de tudo, fotografias que nos cativam o olhar, que nos fazem parar e pensar.

    Depois destas “conversas sobre FOTO GRAFIA”, o Clube foi registar as atividades que a escola desenvolveu, neste caso os “Encontros com Arte”. 

 

 

 

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.