Saída de campo :: 16 de março de 2016

18-03-2016 09:28

    E foi que chegaram uns dias radiantes de sol! A natureza reagiu e os campos começaram a ter menos água e as plantas a florir. Por isso, o grupo de elementos do

 Clube de Fotografia fez a sua maior saída de campo deste ano. Os campos parecem ter menos água, contudo continuam encharcados e não nos permitiu sair da estrada de terra batida. Hoje foi altura dos alunos do clube treinarem algumas técnicas fotográficas como:

  • Focagem de insetos (rapidez de ação, de focagem e de composição);
  • Profundidade de campo (número f altos - p.e f 32, alta profundidade campo; número f baixo, baixa profundidade de campo, p.e f 4)
  • Velocidades de obturação elevadas para "congelar" movimentos rápidos. Observem a a imagem da água desde a garrafa até à boca. O que acham? A fotografia consegue registar  e fixar para rever....imagens que o nosso cérebro não consegue registar.
  • Os problemas da medição da luz quando a imagem tem duas zonas distintas com muita e pouca luz.
  • Utilização da lente macro de 100 mm: a focagem automática é lenta para objetos próximos. Assim, é necessário para além de segurar bem a lente, ir focando o objeto.
    Foi uma saída de campo onde se reforçou o gosto pela fotografia e o desafio feito a todos é sempre o mesmo. Na Páscoa, onde forem, tirem fotografias e tragam a melhor para partilhar no Clube de Fotografia.
------------------------------------------------------------------

* Agora (11/4/2016), duas fotografias da "mini-saída de campo" da Carolina Jorge (clicar nas imagens para ampliar)

 
 
Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.