Cores de Outono (I) e Teleobjetivas

24-10-2015 15:41

    No dia 21 de outubro, a 4 dias de entrarmos na hora de inverno, o Sol estava convidativo para uma boa sessão fotográfica explorando o tema "Cores de outono, usando uma teleobjetiva". E os elementos do Clube de Fotografia não tinham tido a experiência de uma distância focal de 320 mm (200 mm x 1,6, em que 1,6 é o fator de conversão)!  Mas para usar uma lente de 200 mm é necessário ter mais cuidado. É mais pesada, a focagem para quem tem pouca experiência complica-se pois parece que se tem o "mundo a tremer à nossa frente"!  Mas os resultados são fabulosos e a cara de admiração de todos é sinónimo de espanto quando se vê a fotografia tirada. Uma das consequências é a ampliação conseguida e a outra é a reduzida profundidade de campo proporcionada pela lente zoom. Observem as fotografias ao lado e vejam que o fundo fica completamente uniforme! 

    Mas o objetivo do Clube nesta sessão era retratar o outono e as sua cores. Como temos vindo a fazer nos últimos anos, esta época do ano proporciona sempre cores vivas, desde os castanhos, amarelos e vermelhos. 

    Durante a tirada fotográfica alertei os alunos para a necessidade de apanharem folhas  e utilizarem um livro antigo para que as mesmas sequem de modo uniforme. É uma técnica que proporciona folhas com pormenores muitos bons para serem fotografados mais tarde, quando p.e o tempo esteja chuvoso e o Clube não consiga sair da Escola.

    No passeio de regresso o Clube encontra sempre motivos a fotografar. E vejam só a capacidade da teleobjetiva no "exército de mosquitos" que ningém viu, só a teleobjetiva! A vespa, pousada na figueira ou a beleza do cão "vadio" .

    A teleobjetiva permite fotografar objetos distantes com um grande pormenor. De futuro iremos analisar o resultado desta experiência, melhorar a técnica e repetir, claro.

    Já agora uma palavra para todos os elementos do Clube que tiram fotografias com o telemóvel: devem instalar a app dropbox e colocar lá as fotos. Depois partilhem com o Clube de Fotografia (clubefotografiaavelar@gmail.com) para que as mesmas possam também ser divulgadas. Em alternativa teremos que descarregar as fotos na Escola, com um leitor de cartões, para os telemóveis que o possuam.

 

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.