Experimentação fotográfica- a refração da luz em gotas de água

01-12-2017 10:31

    A experimentação fotográfica sempre foi e será uma das atividades do clube. Porque quem gosta muito de fotografia precisa de experimentar e os resultados podem ser fantásticos. Desta vez, e foi a primeira vez, estivemos a fazer experiências com a refração da luz em gotas de água. O material que usámos foi:

  •  um tripé, onde a máquina foi colocada virada para o chão;
  • Lente macro;
  • conta-gotas;
  • caixa de  CD;
  • pintarolas e flores de pequena dimensão;
    E foi uma aventura! Pode-se ver nesta imagem que o resultado, para a primeira vez  foi... muito interessante. A máquina ficou no modo manual, usámos um valor de abertura de diafragma acima de f/11, a máquina bem segura no tripé e o controlo remoto (2 s) para tirar a fotografia. Os problemas foram, e muitos! Primeiro porque a caixa de CD estava riscada e não se conseguiu eliminar os riscos. Depois porque a profundidade de campo era muito pequena e as velocidades baixas, o que "estragou" muitas fotografias!
    Está prometido, se desta vez ficaram todos de olhos arregalados, para a 2ª experiência deste tipo, vai ser muito melhor!  Ver fotografias da refração (I) 
    
    No final da sessão do Clube de Fotografia, estivemos a fotografar os treinos de futsal. Pouca luz, dificuldades acrescidas. Ver fotografias deste evento.
 
Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.