Fotografia de desporto (I)

16-10-2015 09:25

    As atividades desportivas no pavilhão são e serão sempre um grande desafio para todos aqueles que queiram fazer o seu registo fotográfico. E quais os motivos? Existe pouca luz, os jogadores (neste caso de futsal e badminton) têm um movimento muito rápido e interessa é fotografar o jogador a defender uma bola, a fintar e que isto se consiga ver. Para tal é necessário usar luz auxiliar (flash) que não chega para iluminar distâncias tão grandes como o pavilhão, um ISO alto que aumenta o "ruído" ou grão nas fotografias, uma teleobjetiva que consiga aproximar os jogadores (que não foi o caso), pois não se pode estar muito próximo da ação desportiva. 

    Assim sendo, os novos elementos do Clube de Fotografia sentiram muitas dificuldades! Mas disse-lhes que não podem desanimar, têm é que ver onde se errou e melhorar a técnica para conseguir melhor registo. E podem crer que as fotografias que se tiraram foram muitas, a maioria foram apagadas e as que vão ver vão ser alvo de reflexão em sessões futuras em sala de aula.

Agora uma listagem onde se teve maiores dificuldades:

  • Movimento rápido dos jogadores que dificulta a focagem mesmo com autofocos;
  • Enquadramento da ação (equipa, jogadores; bola; volante) difícil por não termos usado uma teleobjetiva e estarmos muito longe com um objetiva de 80 mm;
  • Luz das janelas do pavilhão que criam zonas com alto contraste

>> Ver fotografias

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.