Gelo- saída de campo única

27-01-2017 10:31

     O Clube de Fotografia fez a sua 1ª saída de campo em 2017. E todos concordaram ter sido uma das melhores saídas para o campo que o Clube fez! Eu como dinamizador do Clube vi e fotografei, assim como os elementos do Clube, neste final do mês de janeiro, enormes blocos de gelo… a meio da tarde, num dia de sol!  Todos temos sentido o frio deste inverno, contudo encontrar a meio de um dia com sol tantos blocos de gelo, é no mínimo raro. Mas em conversa com o professor de História António Figueira, fomos informados que não muito longe de Avelar, em Castanheira de Pera (Stº António da Neve) existem poços que no séc. XVIII armazenavam gelo que era transportado em carros de bois até Constança e depois via fluvial para Lisboa, para fazer gelados. Fica aqui mais informação sobre este assunto na página da Câmara de Castanheira de Pera e as fotografias dos poços.

    Como todos os alunos do Clube sabem, para termos boas fotografias, temos que ter bons motivos fotográficos, uma boa luz, bons conhecimentos técnicos e material fotográfico adequado. Neste dia encontrámos enormes blocos de gelo! Máquinas e lentes para fazer o registo o Clube tem, por isso aquilo que cada um deve fazer é, sem dúvida:

- Ter calma, focar e enquadrar convenientemente. Digo calma pois muitas vezes querem fazer tudo à pressa;

- Usar o programa adequado: usámos o programa Macro e Desporto;

- Ver a fotografia tirada. Está focada? Está bem enquadrada? Tem uma iluminação correta?

    Fica desde já marcada uma sessão em que estaremos na sala 19 para editar fotografias. Para que cada um tenha noção que é preciso ver se a fotografia tirada tem qualidade e caso não tenha, temos que repetir. Sim, pode dar-se o caso de irmos embora para a Escola e por descuido não ter aquela fotografia espetacular que devíamos ter tirado!

    Mas as fotografias tiradas mostram que estamos no bom caminho: temos tido ideias, temos conseguido fotografias espetaculares! Vamos continuar, sempre, a melhorar.

 

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.