Pintar com a luz(I) e salpicos de luz

14-10-2016 09:32

    O dia 12 de outubro foi o último dia para as inscrições no Clube de Fotografia. Foi também a primeira quarta-feira com chuva e por isso o Clube não saiu para o campo. Assim sendo, os novos elementos do Clube foram apresentados e começámos por mostrar imagens de ... chuva... existentes na web que apresentei a todos e que tem bons exemplos de ideias para se fotografar com chuva, onde todos podem, caso assim o entendam, fora do horário do Clube experimentar tirar fotografias e depois enviar para o email do Clube.

De seguida, iniciámos uma atividade que o Clube de Fotografia já fez algumas vezes, contudo os alunos novos ainda não sabiam como "pintar com a luz", ou  como criar "salpicos de luz", que foi uma técnica usada pela 2ª vez no Clube. É de difícil execução e os resultados não são logo os melhores, mas vamos explicar o que fizémos.

  • Escureceu-se  a sala (não se conseguiu por completo)
  • Usando papel celofane vermelho, colou-se com fita-cola numa lanterna.
  • Usou-se o tripé para a máquina DSLR do Clube de Fotografia
  • Ensaiou-se várias vezes o movimento das luzes e registou-se com diferentes tempos de exposição e de abertura do diafragma (tempos superiores a 15 segundos e aberturas  acima de f/10)
    E os resultados? Como os elementos do Clube sabem, basta uma fotografia para já valer a pena. E esta fotografia do smiley está fabulosa! Já agora fica aqui a parte dos dados técnicos da fotografia:
f/22 ; 30 seg  ; 24 mm; ISO 100
    Neste ano iremos falar mais vezes sobre estas informações pois são elas que permitem entender a razão de muitas fotografias estarem boas ou ... não!
    
    Penso que o mais importante é cada um conseguir em 20 ou 30 segundos desenhar no escuro com uma lanterna uma figura com contornos bem definidos. O resultado captado pela máquina, ou seja, o rasto da luz é surpreendente! 
 
    Agora os "salpicos de luz":  consiste em cada um ficar imóvel pelo menos o tempo em que a máquina está a tirar a fotografia. Com um foco de luz, passa-se pela pessoa e salpica-se com luz. A máquina vai registar só as zonas onde a luz incidiu. Iremos de futuro treinar e melhorar esta técnica.
 
 
Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.