Saída de campo - 18 de novembro

20-11-2015 15:44

    Cá estamos de novo! E o nosso objetivo, depois da sessão anterior em que estivemos a ver como se trabalhava com software online de edição/colagem de fotografias, era fotografar cogumelos. Mas nem um conseguimos ver! Ou seja, em meados de novembro já não se encontram cogumelos (em outubro de 2012 o Clube fotografou vários). Deveria ter sido mais cedo. Por outro lado encontrámos teias de aranha carregadas de pequenas gotas de água, que formavam um padrão giríssimo, assim como passámos por uma vinha ainda com algumas uvas e muitas folhas de um vermelho muito saturado. Mas a fotografia desta sessão, a mais espetacular foi tirada à Lua que, juntamente com um rasto branco deixado por um avião (ver fotografia da Lua), fez uma composição digna do nome. Ou seja, o momento da fotografia foi conseguido. Assim, aquilo que foi transmitido nesta saída de campo foi:

  • Andar no campo para procurar bons motivos fotográficos é sinónimo de ter uma atitude concentrada e respeitar a natureza, fazendo silêncio e não destruindo as plantas por onde se passa;
  • Escolher uma boa luz. Ao meio da tarde deste dia a luz estava espetacular, denotando tons quentes;
  • Selecionar o programa adequado na máquina digital: utilizou-se o programa macro para as plantas;
    Para terminar, o Fernando tinha tirado fotografias e trouxe-as para o Clube. Foi até à cidade do Porto e partilhou connosco.
 
 
Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.