saída de campo- Fotografia de orquídeas

13-04-2016 18:42

    Nesta saída de campo tinhamos em mente fotografar orquídeas selvagens, uma vez que até agora não tinhamos conseguido e estamos já em meados de abril! Para isso tivemos que ir até à encosta oeste do vale onde Avelar está e encontrar terrenos que não têm sido cultivados nos últimos anos.

    Como o tempo estava instável, levámos um guarda-chuva e as malas das máquinas fotográficas. Chegámos ao local, onde iríamos quase de certeza encontrar orquídeas, depois de 20 minutos de caminhada. E valeu o esforço! Os alunos adoraram estar no campo e ficar a conhecer estas plantas tão pequenas, mas tão belas. De todos os participantes, só a Carolina Jorge e o Manuel Rosa conheciam o local e tinham alguma experiência na tirada fotográfica de orquídeas. Aqui ficam algumas dicas:

  • A primeira regra é... conhecer o que são orquídeas;
  • Depois de a encontrar, retirar a vegetação que pode obstruir o campo de visão da fotografia da orquídea;
  • Usar uma lente macro pois a maioria das orquídeas tem reduzidas dimensões;
  • Verificar a luz, tendo presente que o Sol deve estar atrás de nós e também com a regra de não projetar a sombra para a planta, uma vez que estamos muito próximos dela, a poucos centímetros.
    Podem ver nesta colagem quatro espécies de orquídeas selvagens das terras de Sicó. Iremos nas próximas saídas de campo encontrar outras espécies, sem dúvida. 
 
    E, para terminar, resta dizer que quase a chegar à Escola começou a chover imenso! Grande saída de campo, espelhada na alegria dos participantes.
 
Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.