Saída de campo (II) - profundidade de campo

18-11-2016 10:07

    Na nossa segunda saída de campo neste mês de novembro frio mas com um Sol que nos proporciona uma boa luz para a fotografia, começámos por ensaiar uma 

SC216

tirada fotográfica com uma laranja a cair entre as nossas mãos para cima das cascas. Tripé montado, programa de desporto, focagem manaual e... tarefa difícil pois quase nunca conseguíamos um bom enquadramento. No futuro vamos continuar a melhorar este tipo de fotografia.

    Mas o objetivo principal era aproveitar a luz espetacular que existia para a fotografia. Como sabemos os dias são cada vez mais curtos e por volta das 16 horas a luz é mais "quente", as sombras são maiores e é uma excelente altura para se fotografar.

- O tema principal desta sessão foi a "profundidade de campo", que é a distância entre dois pontos mais afastados e mais perto que aparecem focados na imagem. Quanto mais perto a câmara estiver do tema que se quer fotografar, mais curto será o campo de profundidade. Também depende do tipo de objetiva e da abertura do diafragma.

 

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.