Saída de campo-Orquídeas silvestres

01-05-2017 10:31

    O Clube de Fotografia tem uma larga tradição na fotografia da natureza. As plantas, e dentro destas as orquídeas silvestres foram alvo no ano 2000 de um poster de grandes dimensões que está exposto na biblioteca da Escola nº2 de Avelar. Nessa altura, o Clube fotografou algumas espécies de orquídeas das terras de Sicó e o professor Jorge Paiva (Botânico da Universidade de Coimbra) identificou-as.

     Esta saída de campo foi pensada em colaboração com o professor João Pires (professor de Biologia), que nos trouxe o seu amigo e especialista  em orquídeas silvestres, o professor José Monteiro (Biólogo) que dedicou nos últimos 30 anos muito do seu tempo ao estudo destas plantas fascinantes.  A Associação de Pais dos alunos das Escolas de Avelar e Chão de Couce APEE-AV-CC juntou-se também a esta iniciativa, assegurando a logistica do evento, e o resultado foi um dia onde todos aprendemos mais sobre a natureza, a necessidade de a conhecer cada vez melhor e de a preservar. 

    Começámos com uma apresentação do prof. José Monteiro que nos deu a conhecer o seu trabalho, as orquídeas silvestres e os seus dois livros (guias de campo de orquídeas Silvestres- que contam com o prefácio do professor Jorge Paiva). Depois, fizemos a nossa saída de campo.  E todos os anos o Clube fotografa espécies de orquídeas próximo da Escola. Estavamos era  longe de saber que na encosta existente no caminho para a Cumieira existem várias espécies de orquídeas, lugares por onde já andámos, apesar de ser já um pouco longe para irmos a pé.

    Nesta imagem podem-se observar três espécies de orquídeas silvestres. Na fotografia do lado direito, em baixo, não é uma orquídea mas o objetivo é mostrar o inseto, fundamental para a polinização das orquídeas silvestres. Isto pois, como havia perguntado ao prof. José Monteiro, é muito difícil fotografar um inseto a polinizar uma orquídea...

    Obrigado a todos! Foi um dia espetacular! Dedicado à natureza e à fotografia!

 
O dinamizador do Clube de Fotografia, prof. Mário Marinho

 

    

Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.