Saída "histórica" por Avelar

05-05-2017 10:03

    O Clube de Fotografia cumpriu neste ano letivo um objetivo diferente a que se propôs, em relação às atividades de anos anteriores: convidar um professor de uma área do saber, neste caso a história, para visitar Avelar na perspetiva histórica. Para isso, o professor de história António Figueira foi convidado e aceitou o desafio de nos mostrar quatro lugares:

  • o pelourinho
  • o monumento ao tear
  • o forno medievel da Senhora da Guia
  • a Igreja matriz de Avelar
    E, como não poderia deixar de ser, foi uma saída "histórica" muito interessante! Os alunos do Clube de Fotografia foram registando fotograficamente a passagem pelos vários sítios, ao mesmo tempo que ouviam as explicações do professor António Figueira.
 
    Ficámos a saber que o pelourinho foi um monumento construído em 1514 aquando da concessão do estatuto de vila a Avelar. Que o monumento ao tear é um símbolo da indústria têxtil que tem uma larga tradição nesta vila. Depois visitámos o forno medieval, desde sempre ligado às festas da N. Sra. da Guia e, por fim, a Igreja matriz. Aqui, pudemos obervar e fotografar o interior desta igreja de meados do séc. XVIII, para além de termos ficado a conhecer a sua história e as suas obras de arte sacra, de que destaco o quadro de grandes dimensões do Mestre José Malhoa.
 
    Esta foi, sem dúvida, uma excelente atividade fotográfica de monumentos que fazem a  "história da vila de Avelar". Por tudo isto, ficam aqui os meus agradecimentos ao professor António Figueira. 
Obrigado!
 
Voltar

Procurar no site

Clube de Fotografia © 2024 Todos os direitos reservados.